"Alabê de Jerusalém" é atração no CineCasarão
O CineCasarão será realizado exepcionalmente hoje (9), véspera de feriado de Páscoa, às 20 horas. Para homenagear a Semana Santa, a Fundação Cultural de Brusque vai exibir a ópera que, por muitos críticos, é uma das maiores produções de todos os tempos. Altay Veloso, músico responsável pelo projeto, apresenta uma mistura de ritmos, religiões, raças e fatos que acabam por pregar a tolerância e a convivência pacífica entre tudo e todos, exaltando as diferenças que fazem dos humanos seres únicos.
E com essa boa intenção, "Alabê de Jerusalém" se mostra um trabalho interessante e digno. De acordo com seus participantes, entre artistas reconhecidos e outros pouco famosos, ele é totalmente inédito na música brasileira.
"Alabê de Jerusalém" é um projeto ambicioso do compositor Altay Veloso, que já assinou a autoria de mais de 450 canções, muitas delas de sucesso. A obra é apresentada com um ar grandioso, título de Ópera, mas já passou pela literatura e também pelo teatro. O trabalho, que segundo o autor levou mais de 20 anos para ser concretizado, conta a história de Jesus Cristo através do africano Ogundana, mais conhecido como o personagem que dá título à obra.
Medalhões da música brasileira e outros artistas não tão conhecidos interpretam canções que se alternam com a narração de Veloso, sempre emocionada e um tanto quanto chorosa. Estão aqui Elba Ramalho, Jorge Vercilo, Jorge Aragão, Fafá de Belém, Ivan Lins, Margareth Menezes, Sandra de Sá e Lenine, entre outros, cada um com seu personagem específico e todos devidamente acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Leonardo Bruno.
A exibição conta com boa produção e a maior parte das imagens é de todo esse pessoal gravando, em estúdio.


